Eles tornarão sua noite uma experiência mágica!

FIC

Coral Voz & Sentimento

O Coral Voz & Sentimento é um coro de jovens e adolescentes que iniciou seus
trabalhos em fevereiro de 2017, tendo como objetivo reunir jovens entre 10 e 20 anos
da região do Paranoá, no Distrito Federal, ou de onde mais se interessarem, em um
ambiente de amizade, alegria e muita diversão, porém sem abrir mão de um trabalho
musical consistente, tentando retirar de cada coralista o que ele pode render de melhor
nas áreas de técnica vocal, percussão corporal e cênica.
O repertório do grupo tenta contemplar músicas que sejam atraentes aos jovens,
que os motivem a estar nos ensaios e que lhes transmita uma mensagem edificante.
O coral realizou em março de 2023 seu primeiro show solo no Espaço Cultural
Renato Russo, em Brasília, com grande sucesso, lotando o Teatro Marco Antônio, com
ótima avaliação do público e excelente repercussão nas redes sociais. O grupo já
participou também do Grande Coro Espírita do Distrito Federal, do 24o. Encontro de
Coros Espíritas do DF, e de várias apresentações em casas espíritas no DF, além de ter
participado virtualmente de encontros de coros no Rio de Janeiro e em Recife em 2021
e 2022.
Este trabalho conta com o apoio do Grupo de Fraternidade Espírita Irmão
Estevão – Posto Avançado do Paranoá – que é onde ocorrem os ensaios aos domingos
pela manhã de 10:15h às 12:15h. Vale ressaltar que para participar deste trabalho não
precisa necessariamente ter algum vínculo religioso com o movimento espírita ou com
a Casa, bastando que a pessoa interessada entre em contato com a coordenação do
Grupo e esteja disposta e motivada a se divertir bastante e participar desta grande festa.

Coral Vozes das Gerais Inss/Receita Federal
O Coral Vozes das Gerais INSS/RFB foi fundado em 06 de agosto de 1998 e é formado por servidores do INSS
e da Receita Federal de Belo Horizonte e familiares.
Este grupo tem como instituições parceiras a ANFIP/MG – Associação dos Auditores Fiscais da Previdência
Social de Minas Gerais e a ANASPS/MG – Associação Nacional dos Servidores da Previdência Social de Minas
Gerais.
Em sua biografia, o Coral registra participações em eventos institucionais do INSS e Receita Federal, assim como
em festivais nacionais e internacionais, concertos, projetos culturais e, de modo muito especial, em atividades
filantrópicas. No ano de 2003, gravou o seu primeiro CD.
REGENTE ROBSON LOPES – Mestre em Música, Bacharel em Música/Composição, Bacharel em
Música/Canto, Licenciado em Educação Artística/Habilitação em Música e Tecnólogo em Produção Cultural.
Tem em sua discografia cinco CD’s atuando como regente e cantor. Atualmente é integrante do Coral Lírico de
Minas Gerais e desenvolve pesquisa em Musicologia.

Deyvison Miranda é natural de Brasília e bacharel pela Universidade de Brasília. Estudou regência com David Junker, Edson Carvalho e Emílio de César. Foi preparador do Coro Lírico de Brasília, Coro dos Amigos da Orquestra da Regional de Ensino da Ceilândia e do Coro do Festival de Ópera de Brasília em suas quatro edições. Regente convidado do Coral da LBV, Coro da IPI, do Madrigal de Brasília e do Coro Técnico da Escola de Música de Brasília. Esteve à frente de diversas montagens de óperas na Capital Federal, com o apoio do FAC, Fundo de Apoio à Cultura, além de diversos trabalhos como pianista acompanhador e maestro preparador em montagens nacionais. Atualmente ocupa o cargo de pianista colaborador na Escola de Música de Brasília e de maestro titular do Coral CGU/Unacon, Coral da Câmara dos Deputados, Madrigal de Brasília e do premiado Coral Brasília. Membro da ALMUB, Academia de Letras e Música do Brasil, na cadeira de nº 14, tendo Carlos Alberto Pinto Fonseca como patrono.

O Coral Brasília foi fundado em 1995 e desde então desenvolve projetos culturais bienais visando a divulgação da música coral com foco na música coral brasileira. Estes projetos são realizados alternando apresentações no Brasil e no exterior.
O Coral Brasília se caracteriza por apresentar um espetáculo bastante eclético, com um repertório variado com peças de renome de compositores e arranjadores nacionais e estrangeiros. O repertório abrange os gêneros sacro, erudito, popular e folclórico, sendo alguns arranjos concebidos exclusivamente para a interpretação do Coral Brasília.
Ao longo de vinte e oito anos de existência, o Coral Brasília realizou viagens nacionais e internacionais, com participação em diversos certames que lhe valeram nove premiações internacionais e diversas premiações no Brasil. Os países visitados pelo Coral Brasília foram, entre outros: Alemanha, Argentina, Áustria, Chile, Eslovênia, Espanha, Grécia, Irlanda, Irlanda do Norte, Itália, Paraguai, Polônia, Portugal, República Tcheca, Rússia, Suécia e Suíça.

Breve Histórico do Coral Gregoriano de Belo Horizonte.

O Coral foi fundado no dia 19 de março de 1990 pelo padre Nereu de Castro Teixeira, tendo como repertório básico o canto gregoriano, música que se consagrou nas celebrações litúrgicas da Igreja Católica e no Ofício Divino dos monastérios, em todo o mundo, quase sempre cantado em latim, que é a língua oficial do Estado do Vaticano, localizado em Roma, na Itália.
Sob a regência do Pe. Nereu o Coral gravou dois cds: “Puer” e “Rorate” e fez uma turnê pela Europa, quando visitou a Abadia de Solesmes, onde se realizam as mais importantes pesquisas sobre o canto gregoriano.
Embora não seja polifônico, já que o cantochão é cantado em uníssono, o Coral mantém, desde a fundação, sua peculiar característica de abrigar tanto vozes masculinas quanto femininas.
Atualmente, depois de passar por vários regentes homens, é dirigido pela maestrina Dorinha Lage. Conta, ainda, com a colaboração do ex-regente e regente substituto, José Lembi.
O Coral canta regularmente nas missas do 3º domingo de cada mês, na Capela do Colégio Arnaldo, às 9 horas, e na Basílica de Lourdes, às 10h30min. Participou de encontros de corais e outros eventos, como o FIC de B.H., o Quatro Cantos: Coral na Praça, o Festival Canta del-Rei em São João del-Rei, Congresso de Arquitetos, em Tiradentes, Recitais em Lourdes, missas de 7º dia, casamentos, palestras, exposições etc.
Seu coordenador é Antônio Corrêa Neto (Toninho); tel.: (31) 9 9109-0411; e-mail: toninetomr@gmail.com.
Página do Coral na Internet: www.gregoriano.org.br (tudo sobre canto gregoriano: história, vídeos, partituras, cursos etc.)

Breve Histórico da maestrina Dorinha Lage

Maria das Dores Faustina Lage, Dorinha estudou Teoria e Percepção Musical no Conservatório Mineiro de Música, Harmonia e contraponto na Fundação de Educação Artística e Canto Gregoriano com o Pe. Nereu.
Foi aluna do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca, no Curso Técnico de Regência Coral, na Fundação Clóvis Salgado.
Atuou como professora de Percepção Musical e Solfejo na Fundação Clóvis Salgado e de Canto Coral na FUNARBE.
Regeu o Coral Infantil Pedagógico e o Coral do Programa de Jovens e Adultos da FAE, ambos na UFMG.
Graduada em Canto pela UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais), especializou-se em Regência Coral na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Como cantora, foi solista nas óperas L’Orfeo, de Monteverdi, e Madame Butterfly, de Puccini, e coralista em grupos como o Assefaz, o Ars Nova, o Coro de Câmara da Escola de Música da UFMG e o próprio Coral Gregoriano de B.H.
A convite da maestrina Iara Fricke, participou, com o Coral Ars Nova, de um Festival Internacional de Corais na Espanha, e integrou o Coral Concentus, em apresentação conjunta com a Orquestra Filarmônica, na Sala Minas Gerais.

Coral dos Mais Vividos do SESC Taguatinga Sul DF
O Grupo dos Mais Vividos é um projeto da Sesc-DF direcionado a pessoas acima de 60 anos, com o objetivo de promover qualidade de vida e estimular a autonomia, o protagonismo e o empoderamento da pessoa idosa, através de atividades socioeducativas, lúdicas e interativas.

O Coral, criado em 2017, visa promover a qualidade de vida dos participantes através de atividades que desenvolvam as habilidades de canto coral, colaborando com os aspectos biopsicossociais do processo de envelhecimento. Além disso, este tipo de ação contribui para a consciência corporal, interação social e bem-estar da pessoa idosa.

O grupo frequentemente realiza apresentações nas unidades do Sesc-DF, em shoppings, escolas e ações sociais. Em 2022, o Coral participou da Cantata de Natal realizada na Catedral Metropolitana de Brasília.

Maestro Altair Paulo da Silva
Natural de Brasília – DF, nasceu em 1978.
Regente, multi-instrumentista e educador musical, licenciado pela Ordem dos Músicos do Brasil, graduado em Música e Letras, com pós-graduação em Música: Composição e Regência, Educação Musical, Arteterapia em Educação, Arranjo Musical, Regência Coral e Produção Musical. Atualmente, cursa especialização lato sensu em Musicoterapia com Ênfase em Práticas Musicais Coletivas.
Autor do livro Universo Musical, tendo também o seu trabalho registrado em diversos CDs como produtor musical, compositor e arranjador.
Como maestro, conquistou vários prêmios no DF e em âmbito nacional, além de participar da comissão julgadora de diversos concursos do meio musical.).
Por mais de uma década atuou no Programa de Música & Banda do Instituto Grupo Pão de Açúcar como diretor artístico e regente titular.Presta serviços culturais-pedagógicos ao SESC de Taguatinga-DF, desenvolvendo os seguintes projetos: Orquestra Jovem, Ensino Coletivo de Instrumentos de Sopro e Percussão, Grupo de Flauta Doce, Coral Infantil, Oficina Virtual de Música e Coral de Idosos.
Redes Sociais:
youtube.com/maestroaltair
Instagram: @maestroaltairpaulo
facebook.com/maestroaltair
Cidade: Taguatinga Sul – DF

O grupo Vozes em Seresta

Divinópolis, adido à entidade Coral Santos Anjos, , além de várias apresentações nestes últimos 40 anos. Composto por 12 integrantes (entre vozes e instrumentos), tem-se destacado em diversas cidades de M. Gerais, sempre levando a música seresteira aos corações. Instrumentos: violão, bandolim, acordeon, kajon, eventualmente um sopro. O grupo trabalha de maneira amadorística, sempre procurando melhorias com vozes e instrumentos, através de ensaios semanais. Temporariamente impedidos de encontrarem-se (pandemia), o grupo retornou, no final de 2022, com grande garra, sempre procurando levar música de seresta a todos.

Maestra Teresinha

Filha de maestro e músico, sempre esteve à frente dos dois grupos: Vozes em Seresta e Coral Santos Anjos; seleção musical, arranjos, distribuição de vozes, execução ao violão, planejamentos diversos, agendamentos – enfim, toda a logística do Vozes em Seresta está a cargo dela. Há mais de cinquenta anos envolvida na música, com a fundação do Coral Santos Anjos (1970), mesmo antes desta data lecionava violão para muitos alunos que por suas mãos passaram, a par de atividades como docente de Lg. Portuguesa. O professor Lucas, por outro lado, além de ajudar nas diversas etapas, está na coordenação, inclusive no preparo de vozes, como também em procurar novos contatos para as diversas apresentações. Sob a batuta do casal, o grupo Vozes em Seresta retoma atividades – procurando enlevar os corações, através da música.

GUSTAVO ELIAS

Gustavo Elias é um nome que ressoa através das diferentes camadas da música. Bacharelando em composição pela UFMG.

Estudante de música desde 2009 e Atuando profissionalmente desde 2011, ele é tanto músico quanto professor de música e produtor musical. Sua jornada o levou a diversos campos, incluindo direção musical, composição de trilhas sonoras e colaborações em espetáculos de teatro, circo e dança.

Como educador, Gustavo é dedicado e aberto, acolhendo alunos de diferentes classes sociais e formações musicais. Ele é um eterno estudante de música, sempre em busca de aperfeiçoamento, participando de masterclasses e workshops com músicos renomados em âmbito local e internacional.

Gustavo acumulou mais de um década de experiência no Estudo de Música, também aprimorando suas habilidades em áreas como produção audiovisual, regência e pedagogia da educação musical. Em diversas renomadas instituições da cidade com alguns dos melhores professores.

CORAL ENSAIO ABERTO
Coral Ensaio Aberto de Belo Horizonte surgiu há 12 anos, durante a realização do Dia de Minas realizado pela primeira vez em Belo Horizonte na Praça da Liberdade. A pedido do governo do estado, formou-se o Coral Cantos de Minas, que participaria então de eventos promovidos pelo maestro Lindomar Gomes. Os participantes são integrantes de diversos corais da região metropolitana de Belo Horizonte, praticando o canto coral de forma festiva e sublime.

Maestro Lindomar Gomes

CORAL VOZES DE OURO/IFMG/OURO BRANCO

O Coral Vozes de Ouro é um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Campus Ouro Branco. Fundado em 2017, o coral tem como objetivo promover o acesso da comunidade local à música, criando uma alternativa pedagógica de inserção e incentivo à musicalização.

O Coral Vozes de Ouro já participou de vários eventos, incluindo uma gravação da música “Paciência”, de Lenine e Dudu Falcão, lançada no YouTube no dia 21 dezembro 2021. A iniciativa foi fruto da Federação Mineira de Coros (Femicor) e reuniu mais de 200 coristas.

Maestro Cássio Marcelo

CORAL ESPIRITA VINHA DE LUZ

O Coral Espírita Vinha de Luz é um coral da cidade de Ouro Branco, . Com uma página no Facebook para divulgação de material sobre o coral e um canal oficial no YouTube onde é possível encontrar vídeos de suas apresentações, o Coral Espírita Vinha de Luz é conhecido por sua música inspiradora e performances emocionantes.

O coral já participou de Encontro de Corais de Mariana e Ouro Preto, FIC Festival Internacional de Corais, Circuito Mineiro de Canto Coral, Por Todos Os Cantos e várias apresentações em casas espíritas. Com um repertório variado e talento indiscutível, o Coral Espírita Vinha de Luz é um grupo respeitado e admirado na região.

Tem a regência do Maestro Cássio Marcelo

Turnê Coral Canto & Vida

O Turnê Coral Canto & Vida foi fundado no ano 2000. Realiza atividades culturais e sociais por todo Estado de Minas Gerais. Formado por amigos, a composição deste coral se deve ao desejo de sua fundadora Juracy F. C. Cunha de manifestar a arte e a música mineira, desempenhando uma forma de viver e de sentir útil aos seus integrantes e participantes. Além da performance musical, o coral é engajado em projetos sociais, participando e promovendo eventos beneficentes, apresentando-se em festivais, Igrejas, missas, casamentos, bodas, congressos e em vários eventos sociais.

A cantora lírica Eliseth Gomes é bacharel em canto pela UEMG e atualmente é uma das mais renomadas cantoras portuguesas líricas que atua no Brasil. Tem se apresentado em teatros de Ópera do país e exterior sob a regência de conceituados maestros. Sua estreia internacional foi na Itália, nos Teatros Comunale de Bologna e no Reggia Emília, com a Ópera La Traviata. Além da Itália, Eliseth já se apresentou em outros países da Europa, como Portugal, Espanha, Suíça e em alguns países da América, como Chile e Uruguai.

Sexta 19/12/2020.

Renata Cicarini

WhatsApp Image 2023-07-30 at 16.31.39

A pianista Renata Cicarini é graduada em Música com Bacharelado em piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Especialista em Educação Musical e Ensino de Artes – pela Universidade Cândido Mendes (2015). Mestre em Artes – pela Universidade do Estado de Minas Gerais, II/2018. Atua como professora de Educação Superior da Universidade do Estado de Minas Gerais desde 2002. Tem vasta experiência na área de Artes, com ênfase em acompanhamento Instrumental, Educação Musical e Canto Coral Infanto-juvenil.

Coral Ensaio Aberto
WhatsApp Image 2023-07-30 at 17.22.00

A ideia do Coral Ensaio Aberto de Belo Horizonte surgiu há 12 anos, durante a realização do Dia de Minas realizado pela primeira vez em Belo Horizonte na Praça da Liberdade. A pedido do governo do estado, formou-se o Coral Cantos de Minas, que participaria então de eventos promovidos pelo maestro Lindomar Gomes. Os participantes são integrantes de diversos corais da região metropolitana de Belo Horizonte, praticando o canto coral de forma festiva e sublime. Os ensaios ocorrem aos sábados de 11h às 12h no Salão da Igreja São José em BH.

Lindomar Gomes

O Maestro Lindomar Gomes é formado em Canto, Canto Gregoriano e Regência Coral, pela Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes). Técnico em Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, é formado também em Arte educação pela UEMG e Planejamento e Gestão Cultural pela PUC Minas. Maestro do Coral Ensaio Aberto, desenvolve um projeto de resgate do Canto Coral voltado para composições brasileiras. Atuou em atividades corais na Argentina, Cuba, Itália e Venezuela. É o idealizador e coordenador do Festival Internacional de Corais & Bandas. Recebeu do Santuário Nossa Senhora da Piedade, a medalha comemorativa dos 250 anos e do governo de Minas a Medalha Tiradentes, pelos relevantes serviços em prol da Cultura Mineira, além das medalhas Peter Lung, de Lagoa Santa, 70 anos do Museu da Inconfidência Carlos Gomes de São Paulo e Villa Lobos, de Itabira.

Domingo 20/12/2020.

Aline Santos

WhatsApp Image 2023-07-30 at 16.29.34

A solista contralto Aline Santos é cantora e compositora mineira. Nascida em Itabirito, é residente em BH. Licenciada em Música pela UFMG. Abordou, em sua pesquisa de monografia, “Educadoras e Performers: Desafios e perspectivas de mulheres artistas do cenário musical de Belo Horizonte”. A pesquisa foi aprovada para ser apresentada no 16o Congresso Internacional de Inquérito Qualitativo na University of Illinois at Urbana – Champing – EUA. Atualmente trabalha como Educadora Musical e Performer. Está cursando sua segunda graduação em Bacharelado em Música Popular com habilitação em Flauta transversal na UFMG.

Marcelo Minal

Chico-Lobo

O solista tenor e arranjador Marcelo Minal iniciou seus estudos musicais em 1998, com aulas de violão. Em 2002 ingressou no curso Básico de Canto Lírico na UEMG, em BH. Em 2008 ingressou na Graduação em Música Licenciatura na UFMG, onde começou a estudar Harmonia, Contraponto, Composição e Piano. Em 2012 ingressou no curso de Música, Bacharelado em Regência, no qual se formou, em 2018. Desde 2011 Marcelo Minal tem trabalhado com arranjos musicais, coro e grupos instrumentais. Seus arranjos já foram executados por grupos de diversos países, como África Do Sul, Índia, Bélgica e Austrália.

Fernando Gomes

WhatsApp Image 2023-07-30 at 16.26.36

Fernando Gomes tem sete anos e é um artista mirim. Através do incentivo dos pais, Fernando demonstrou uma aptidão musical muito cedo e mesmo e já participou de diversas apresentações, as principais foram como ator bebê no Auto de Natal Casa Grande aos dois meses, no papel do Menino Jesus. Aos cinco meses de idade iniciou musicalização para bebês na Chorus Escola de Música e também no CMI – Centro de Musicalização Infantil da UFMG. Além disso, Fernando se apresentou no lançamento do FIC Sonhos como cantor no Santuário Nossa Senhora da Piedade, a Padroeira de Minas Gerais e a convite, na posse da Prefeita de Contagem. Participou recentemente do Festival de Música Prados. Atualmente Fernando estuda musicalização, piano, violino e artes circenses.

X